Search
  • IMU - Imagens Melódicas Urbanas

Anselmo Mancini

Updated: Sep 21

Compositor, pianista, produtor musical e pesquisador

Anselmo Mancini tem uma carreira sólida como compositor, pianista, produtor musical e pesquisador. Bacharel em Composição Musical, mestre e doutor em Audiovisual, pela Universidade de São Paulo - USP, sua pesquisa é voltada para a experiência prática na relação entre música e imagem. Em 2019 conquistou a colocação no Cine Concerto Festival, realizado na Itália. Em 2017 participou San Francisco Dance Film Festival, como compositor e representante da premiada videodança Vanitas, de Vinícius Cardoso. Em 2014 participou do Transatlantyk Film & Music Festival, na Polônia, onde foi finalista do Instant Composition Contest (competição de criação de trilha sonora em tempo real ao piano); recebeu mensagem honrosa pela utilização de rítmo original. O festival é dirigido pelo vencedor do Oscar de Trilha Sonora de 2005, Jan A.P. Kaczmarek. Entre os jurados, estava o também vencedor do Oscar de Trilha Sonora de 2015, Jóhann Jóhannsson.


Apresentou na Surrey Film Music Conference 2014, na Inglaterra, sua pesquisa sobre a trilha sonora que Villa-Lobos compôs para o longa-metragem “O Descobrimento do Brasil” (1937), de Humberto Mauro (“Villa-Lobos Music for the Feature The Discovery of Brazil – Nationalism in the Early Sound Era”).


Em 2012 foi contemplado com a Bolsa Santander de Mobilidade Internacional para cursar um intercâmbio de pós-graduação em Film Studies na King’s College London, na Inglaterra. Além disso, já participou também do Montreux Jazz Festival 2006, na Suiça; International Gran Canaria Summer Festival of Choir Conductors 2009, Espanha (com duas peças corais estreadas: En las Noches Claras e Anhelo Infantil); e, SMI Postgraduate Conference 2013, Irlanda, onde apresentou seu artigo “The Musical Accompaniment in the Cinematographic Universe - Dialogue and Conflict of Generations”, e executou ao piano a trilha que compôs para Max and the Lady Doctor, de Max Linder.


Em 2013 compôs uma nova partitura para o primeiro suspense de Hitchcock, The Lodger, para ser executada ao vivo com o seu Trio (piano, vibrafone e violoncelo). Esta performance foi estreada no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, com ingressos esgotados e sessão extra (também esgotada); e, no Rational Theater, em Munique, Alemanha, com lotação máxima, aclamado pela audiência alemã.

Como diretor musical e compositor da companhia Teatro de Narradores, apresentou o espetáculo Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso, na Book Fair 2013, realizada em Frankfurt, Alemanha. Além disso, junto ao Teatro de Narradores, em 2013 trabalhou em quatro textos de Bertold Brecht: A Resistível Ascensão de Arturo Ui (música de Rafael Amaral); e as operas Aquele que Diz Sim (música de Kurt Weill); Aquele que Diz Não (música de Anselmo); e, A Decisão (música de Hans Eisler); que foram apresentadas em temporada no SESC Belenzinho, em São Paulo.


Mancini é fundador da plataforma Cine Concerto Brasil, pioneira no país na prática de experiências cinematográficas com música ao vivo. Mais informações em: www.anselmomancini.com





2 views

© 2019 by LMHermsdorff/Amnic