Search
  • IMU - Imagens Melódicas Urbanas

IMU - Imagens Melódicas Urbanas

Updated: Sep 22


CONCEITO


IMU - Imagens Melódicas Urbanas é um álbum visual imersivo com 7 faixas acompanhadas por vídeos em realidade virtual. Nele, atualiza-se a técnica composicional de Villa-Lobos aos meios tecnológicos contemporâneos, refletindo diretamente na relação do público com a obra e o espaço urbano. O projeto propõe um novo olhar para redescobrir paisagens urbanas das cidades de Recife, Brasília, São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Curitiba e Palmas, através de imagem e sons; criando um mapa sonoro-imagético brasileiro.


Composto por faixas elaboradas a partir de um estudo visual e sonoro dos diferentes cenários urbanos, o álbum será interpretado pelo próprio compositor ao piano, acompanhado pela Orquestra Amazonas Filarmônica, o Coro do Amazonas, e por solistas convidados executando instrumentos tipicamente brasileiros como rabeca, acordeom, flauta de pífano, bandolim e viola caipira.


Para além do produto sonoro, serão criados vídeos em realidade virtual com animações 3D inseridas nas imagens em live action gravadas em timelapse 360. Deste modo, objetiva-se acrescentar uma camada estética que revele os pontos de partida da criação musical, apoiados por elementos abstratos sobrepostos às imagens. Por exemplo, os carros passando em imagem acelerada servem de base para a linha melódica de um violoncelo, as animações poderão seguir o rítmo do arco, a vibração das cordas, a mudança de escalas. Assim, se traduz para o público o que o compositor percebeu naquelas imagens para criar música.



APLICAÇÃO


Anselmo Mancini se baseará nesses procedimentos, aplicando-os à contemporaneidade, através de recursos tecnológicos atuais que funcionarão como mediadores do diálogo entre o espaço urbano e a interpretação artística destes espaços pelo compositor.


Abaixo segue estudo produzido por Mancini, com imagem em timelapse da Av. Paulista, em São Paulo. Em seguida, vemos o esboço preliminar da partitura ao piano, e editor de MIDI (piano roll), para início de composição, produção e orquestração.




O PROCESSO DE REALIZAÇÃO


1- Captação das imagens em timelapse 360 e paisagens sonoras nos locais selecionados por urbanistas nas cidades mencionadas.

2- Milimetrização digital das imagens para a criação do desenho melódico inicial da composição, e decupagem de movimentos a serem interpretados musicalmente.

3- Criação de partituras e maquetes musicais com instrumentos virtuais, que simularão as intenções propostas pelo compositor, e servirão de referências sonoras para a orquestra, coro, e solistas que interpretarão as obras.

4- Gravações da orquestra e coro no Teatro Amazonas; e dos solistas no Estúdio Malakias.

5- Os clipes serão criados inserindo animações 3D nas imagens em live action. Se as imagens inspiram a música, é a músicas que inspira as animações. A arte será criada e animada diretamente em realidade virtual usando ferramentas bem mais intuitivas que os tradicionais programas de modelagem e animação em 3D. Os controles sensíveis a movimento proporcionam uma experiência de criar muito mais próxima ao das artes tradicionais como pintura e escultura.

6- Esses clipes, disponibilizados nas plataformas do projeto, poderão ser assistidos em óculos de realidade virtual e em qualquer dispositivo.



CONCEPÇÃO ARTÍSTICA


Com uma estética híbrida que envolve instrumentos acústicos e eletrônicos, incorporando também procedimentos eletroacústicos, Mancini apresenta autenticidade com influências que vão da música erudita brasileira através de nomes como Ernesto Nazareth (1863-1934), Alberto Nepomuceno (1864-1920), e Heitor Villa-Lobos (1887-1959); à nomes do cenário contemporâneo nacional como Hermeto Pascoal e André Mehmari; além do minimalismo do grupo Uakit.


Desta maneira, a formação musical será composta por uma conexão entre instrumentos orquestrais e coro, tradicionais na música erudita; somados à instrumentos que trazem sonoridades voltadas às raízes brasileiras, representados pela rabeca, acordeom, flauta de pífano, bandolim e viola caipira; além dos ruídos da contemporaneidade metropolitana mediados por sintetizadores e sonoridades eletrônicas variadas.





13 views

© 2019 by LMHermsdorff/Amnic